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Sistemas de Gestão da Qualidade

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, sabe o que é?

Para se entender o conceito de Qualidade deve atender-se às perceções de cada indivíduo relativamente a uma qualquer atividade, tipo de produto ou serviço, com o qual haja interação. Fatores como a cultura, o tipo de produto ou serviço prestado, as necessidades e expectativas influenciam diretamente a perceção e interação do individuo.

Se utilizarmos alguns exemplos do dia-a-dia facilmente se compreende este conceito:

"-Pedi um sumo natural, e de facto estava ótimo… feito na hora!
-Além disso o atendimento foi muito bom e oportuno com esta sugestão.
-Um serviço de excelente qualidade!"
 
 A qualidade é assim tomada como essencial na tomada decisão aquando da aquisição de um produto ou serviço.

É neste enquadramento que ocorre a necessidade de um Sistema de Gestão da Qualidade(também conhecido pela abreviatura SGQ).

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade  capacita as organizações de ferramentas que lhe permitem gerir eficazmente os seus “elementos críticos de sucesso”, através de uma abordagem sistemática, onde a identificação clara dos riscos, dos seus processos e da sua importância relativa, a utilização adequada dos recursos disponíveis e a definição de objetivos, garantem o enquadramento adequado à melhoria contínua e à obtenção de produtos e/ou serviços diferenciados.

A ISO 9001 é, por excelência, a norma de gestão da qualidade internacionalmente reconhecida que especifica requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade tendo como base de partida princípios fundamentais de gestão e uma abordagem por processos. Esta norma foi concebida para servir qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipologia de produto ou serviço, ou seja, qualquer que seja o seu core bussiness.

 

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade tem VANTAGENS?

Ao implementar um Sistema de Gestão da Qualidade , de acordo com a ISO 9001, a organização demonstra a sua aptidão em proporcionar, de forma contínua e consistente, um produto ou um serviço que vá ao encontro das necessidades do Cliente e simultaneamente satisfaça os requisitos aplicáveis, nomeadamente do cliente, internos e/ou legais.

Uma organização com um Sistema de Gestão da Qualidade  implementado poderá esperar obter as seguintes vantagens:

  • Melhorar o Relacionamento com o Cliente, promovendo a sua fidelização através da satisfação das suas expectativas;
  • Melhoria Contínua de Processos, dinamizando as sinergias internas de produção;
  • Fomento da Competitividade, por potenciar o conhecimento e medição do desempenho;
  • Aumentar a Confiança e o acesso a mercados e clientes cada vez mais exigentes;
  • Notoriedade e Melhoria da Imagem interna e externa da organização.

 

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